Saiba preencher a Carta de Apresentação Currículo!

Publicidade:

Primeiramente, cada vez mais as empresas pedem carta de apresentação além do currículo nos processos seletivos.

Sendo assim, essa é forma de te conhecer mais e saber se o seu perfil se encaixa com o que a empresa está buscando.

Publicidade:

Contudo, não é fácil escrever sobre si, assim, muitas pessoas ficam com medo ao escrever a carta de apresentação.

Felizmente, existem algumas técnicas nas quais podem te ajudar a escrever a sua própria carta de apresentação.

Sendo assim, entenda quais informações devem estar contidas em uma carta de apresentação de currículo e ter ideia de como escrever a sua através de um modelo.

Publicidade:

Como preencher Currículo Jovem Aprendiz?

O que é a Carta de Apresentação Currículo?.

carta de apresentação currículo

Primeiramente, a carta de apresentação de currículo é geralmente pedida por empresas nas quais abrem processos seletivos para preenchimento de vagas. Dessa forma, esse documento ajuda o recrutador a te conhecer melhor, pois, muitas vezes um currículo não supre essa necessidade.

Mas, assim como no currículo, é extremamente importante estar atento à linguagem, à ortografia e à relevância das informações. Contudo, tenha sempre em mente que a carta de apresentação é um complemento do currículo, não um resumo deste. Deste modo, ela é, de fato, uma oportunidade de escrever algumas informações adicionais te ajudando a ser escolhido.

Como devo escrever a Carta de Apresentação Currículo?

Agora, já sabemos sobre a carta de apresentação, portanto, é hora de aprender a escrevê-la. Geralmente, a carta de apresentação do currículo deve ser anexada no e-mail ou escrita no próprio e-mail. Porém, há casos onde você deve fazer isso em alguma das etapas do envio de candidatura pelo LinkedIn. Mas, isso fica a critério da empresa, então deixe sempre uma carta de apresentação de currículo já pronta. Siga esses passos de modo a fazer a sua carta de apresentação de currículo:

  • Nome e vaga desejada: escreva seu nome e a vaga na qual está se candidatando;
  • Contato: coloque seus dados de contato;
  • Cumprimento: prezado(a)/estimado(a), fulano;
  • Parágrafo de apresentação: neste tópico você vai escrever o motivo de estar se candidatando, listando as suas experiências e formações. Se encontrou a vaga em um site, mencione;
  • Segundo parágrafo: fale brevemente sobre suas conquistas profissionais, desafios passados e idiomas que você domina;
  • Demais parágrafos: pense em informações adicionais relevantes como, por exemplo, intercâmbios, cursos ou trabalhos voluntários e inclua-as nestes demais parágrafos;
  • Fechamento: Agradeça a oportunidade e coloque à disposição a fim de mais esclarecimentos;
  • Assinatura: escreva nesse local o seu nome completo.

Modelo pronto

Existem vários modelos de apresentação de currículo. Contudo, a objetividade e as informações além daquelas contidas no currículo é fundamental. O exemplo abaixo traz um modelo de cartas de currículo pronto, é destinado às pessoas com e sem experiência. Pode-se copiar e inserir nos espaços marcados as informações nas quais se aplicam a você. Veja abaixo e faça a carta de apresentação do seu currículo:

Fulano da Silva

Vendedor

(XX) 99999-9999

fulano@email.com.br

linkedin.com/in/fulano

Prezado Nome do Responsável pelo RH,

Creio ser o candidato perfeito ao cargo de vendedor na empresa tal. Como representante de vendas por 2 anos, conheci diversas técnicas comerciais a fim de aumentar o número de vendas. Consegui aumentar as vendas no meu emprego em 15%. Gostaria de ter a chance de utilizar minhas habilidades para aumentar as vendas na sua empresa também.

Acredito que meu inglês fluente e minha personalidade trarão vantagens à equipe ao se comunicar junto às filiais internacionais.

Gostaria de ter a oportunidade da entrevista para poder demonstrar as minhas técnicas de vendas.

Cordialmente,

Fulano da Silva.

Carta de Apresentação Jovem Aprendiz

Sendo assim, caso seja jovem e não tenha nenhuma experiência profissional. Mas saiba, existem modelos também para candidaturas do programa jovem aprendiz. Contudo, nesse tipo de carta de apresentação de currículo, você vai enfatizar suas qualidades e, até mesmo, suas habilidades adquiridas ao participar de um projeto na escola, por exemplo. Mas, também é válido chamar atenção dos cursos feitos e a sua disposição para aprender novas habilidades. Sendo assim, verifique sempre a vaga do LinkedIn ou outro site de vagas e veja quais podem ser os diferenciais na sua carta de apresentação. Gostou do nosso artigo? Portanto, não deixe de continuar acompanhando o nosso blog! Pois, escrevemos regularmente dicas de currículo nos quais podem ser do seu interesse.

Confira as principais dicas de currículo perfeito!

Por Redação em 09/01/2021