Confira as principais dicas de currículo perfeito!

Conheça as melhores dicas de currículo dos especialistas a fim de conseguir o emprego dos sonhos, pois o currículo é a sua carta de apresentação.

Portanto, entre as principais dicas está a de inserir informações relevantes sobre a sua vida profissional e acadêmica, e claro, sempre informando dados de contato.

Assim como nós temos o hábito de julgar uma pessoa à primeira vista, o recrutador também avalia currículos utilizando o mesmo recurso.

Publicidade:

Dessa forma, é possível fazer uma análise rápida e verificar se os candidatos merecem ter a oportunidade de uma entrevista.

Centenas de currículos são descartados frequentemente por deixar de seguir o mínimo exigido. Infelizmente, isso pode ter acontecido diversas vezes com você.

Publicidade:

Sendo assim, de modo a não cometer erros ao criar o currículo, fizemos esse artigo com dicas de ouro a fim de te ajudar!

Como preencher Currículo Jovem Aprendiz?

Dicas de currículo: O que informar?

Primeiramente, cada currículo pode conter informações diferentes, pois isso vai depender da área de atuação e nível de experiência. Contudo, existem algumas dicas que são padrão e deve estar lá independentemente da área. Logo abaixo, veja quais as melhores dicas.

Publicidade:

dicas de currículo

Objetivo do currículo

O objetivo dentro de um currículo serve para falar de forma direta quais são seus alvos dentro da empresa e fazer um pequeno resumo de suas qualificações. Em outras palavras, a empresa precisa ver imediatamente se as suas metas são compatíveis com a instituição. Nesse sentido, siga nossas dicas e nada de escrever texto longo. Lembre-se, o recrutador tem centenas de currículos para analisar e nunca quer perder tempo demais. Uma ou duas linhas já são suficientes.

Sendo assim, seguindo as nossas dicas, é bom ressaltar que o seu objetivo é sobretudo para quem está mudando de área de atuação, mas se quer é obrigatório se este não é seu caso. Se sua situação não se aplica, prefira substituir o título por um “sobre mim” ou “resumo”. A coerência deve estar bem definida ao longo do seu currículo. Além disso, ela mostra que você é alguém organizado e sabe bem onde quer chegar.

Dicas de currículo: Escolaridade

Sendo assim, segundo as dicas de especialistas, outro ponto no qual os recrutadores analisam bastante é seu nível de escolaridade, sobretudo se o cargo for específico. Informar esse dado jamais colocará você na frente de muitos candidatos, como também mostra ter um profundo conhecimento teórico.

Portanto, seguindo nossas dicas, liste e descreva seus cursos de graduação, pós-graduação, técnico, doutorado ou MBA. Jamais omita nenhuma informação por medo de ser muito qualificado. Acredite, quanto mais conhecimento você mostrar ter, terá maiores chances de ser contratado(a).

Contudo, dependendo do modelo do currículo (funcional ou cronológico), coloque próximo à parte de suas experiências. Ao organizar, siga nossas dicas e informe cada formação no seguinte modo:

  • Título do curso
  • Data de início e conclusão (se já tiver completado)
  • Instituição
  • Cidade
  • Faça uma pequena descrição das coisas estudadas no curso, caso deseje.

Além disso, caso tenha vários cursos, coloque na ordem do mais recente até o mais velho. Contudo, lembre-se das nossas dicas de currículo e informe apenas aqueles nos quais são relevantes a vaga desejada.

Experiências

As experiências só são obrigatórias quando tiver alguma. Aliás, caso não tenha experiência, prefira o estilo de currículo funcional. Dessa forma, liste as experiências relevantes ao cargo em questão. Lembra das dicas da coerência falada acima? Pois então, siga as dicas e seja coerente também ao informar suas experiências profissionais.

Nesse sentido, mesmo se a área trabalhada não seja totalmente compatível com a vaga de emprego, ressalte as suas habilidades compatíveis na descrição. Portanto, faça pesquisas sobre as habilidades exigidas e inclua-as em sua descrição. Apenas coloque as competências nas quais você realmente tem. Outra dica interessante é evitar colocar muitas experiências. Escolha as mais interessantes, recentes e relevantes.

Dicas de currículo: Informações Adicionais

Sendo assim, outra de nossas dicas nas quais pode enriquecer bastante seu currículo com informações adicionais, pois elas podem detalhar ainda mais o seu perfil. Desse modo, caso já tenha feito intercâmbio, cursos online, tenha participado de eventos ou já fez algum trabalho voluntário, não deixe de incluir essas informações.

Muitas pessoas acham erroneamente que currículos devem conter somente informações e histórico profissional. Mas, na verdade, quanto mais detalhes, mais o recrutador pode te conhecer. Claro, não é preciso fazer uma lista enorme. Coloque somente aquelas nas quais valem a pena destacar e demonstrar habilidades compatíveis com o perfil da empresa.

Melhore a escrita

Contudo, de nada vai adiantar seguir todas as dicas anteriores se sua escrita é ruim. Sendo assim, os recrutadores julgam negativamente candidatos nos quais cometem erros ortográficos ou gramaticais. Além disso, mostra desleixo e falta de atenção.

Contudo, nem todos tem uma boa habilidade de escrita. Neste caso, recomendamos buscar um profissional no qual possa revisar ou mesmo um especialista em currículos. Portanto, entre todas outras dicas de currículo a principal é a de investir na sua escrita a fim de impressionar os recrutadores.

Dicas de currículo: Cuidado com o formato

O formato do currículo também pode influenciar na decisão dos recrutadores. Evite letras muito grandes ou muito pequenas e uma fonte muito estilística. Deixe isso para outros contextos. Prefira uma letra padrão, dessa forma facilita a leitura e tenha um bom espaçamento de linhas. É bem comum escolher fonte Arial ou Times New Roman de tamanho 12 no corpo do texto e 16 nos títulos. Conto, você decide isso. O importante é o leitor não ter dificuldades.

Oculte a idade no currículo

Injustamente, muitas empresas desclassificam candidatos na fase do currículo se considerarem que a pessoa já está “velha” demais para vaga. No entanto, isso tem como resolver, pois, se você tem medo de deixar de ser contratado por causa de sua idade, as dicas de currículo dizem para omitir essa informação. É possível até mesmo ocultar o ano onde se formou, segundo a especialista Catherine Jewell, autora do livro “New resume, new career”.

Sendo assim, você poderá ter a oportunidade de falar sobre seus conhecimentos e qualificações detalhadas na entrevista. Dessa maneira, quem sabe você se destaca mais entre os seus concorrentes apesar da idade. Portanto, analise a sua vaga, seja ela do LinkedIn ou outro site de vagas, a fim de pegar apenas as dicas de currículo mais importantes! Gostou do nosso Blog a respeito de dicas de currículo? Deixa nos seus favoritos de modo a não perder mais nenhuma postagem nossa!

Saiba preencher a Carta de Apresentação Currículo!