Como preencher Currículo Jovem Aprendiz?

Publicidade:

Conforme o próprio nome já supõe, o currículo Jovem Aprendiz se encaixa para jovens nos quais estão em busca da primeira experiência profissional.

Contudo, muitos acham que tornar esse tipo de currículo atraente pode ser uma tarefa difícil por conta da falta de experiência.

Publicidade:

Sendo assim, é preciso ter em mente as exigências da vaga de emprego variam conforme a empresa.

Assim, é totalmente possível conseguir uma vaga com esse formato de currículo, sobretudo se a empresa fizer parte do programa jovem aprendiz.

Vamos falar mais sobre ele e te ensinar a preenchê-lo da melhor forma possível. Então, prossiga com a leitura!

Publicidade:

Confira as principais dicas de currículo perfeito!

O que é Currículo Jovem Aprendiz?

currículo jovem aprendiz

O currículo Jovem Aprendiz deve ser feito por jovens nos quais se encaixam no perfil do programa Jovem Aprendiz do governo federal. As determinações deste projeto exigem que as empresas de médio e grande porte contratem pessoas de 14 a 24 anos. O projeto foi criado pensando no desafio no qual os jovens enfrentam quando precisam encontrar o primeiro emprego. Sendo assim, o Jovem aprendiz no qual consegue ser aprovado a fim de atuar na empresa, recebe capacitação teórica e prática durante o período de dois anos (prazo máximo do contrato).

Assim eles têm a chance de aprender novas habilidades ou até melhorá-las. Algo bem interessante também é a carga de trabalho reduzida no qual não deve ultrapassar das 6 horas diárias. Isso permite reservar tempo aos estudos. Nos próximos tópicos, você vai ver de modo mais concreto como criar o seu próprio currículo a fim de conseguir essa oportunidade de Jovem Aprendiz.

Como preencher um Currículo Jovem Aprendiz?

O currículo jovem aprendiz é muito parecido com aqueles feitos pelos profissionais com experiência no mercado. A única diferença é, de fato, a falta de experiência profissional, onde muitos jovens não têm. Mas, se você nunca viu um currículo ou criou um, fizemos um passo a passo a fim de te ajudar na hora de confeccionar o seu currículo Jovem Aprendiz. Veja abaixo. Primeiramente, sempre coloque seus dados pessoais e de contato como nome, cidade, idade, e-mail e telefone. Na seção de objetivo, escreva algo como “desejo ser Jovem aprendiz”. Após isso, informe a sua escolaridade e caso já tenha concluído, acrescente a data.

Portanto, nunca esqueça de colocar o nome do colégio ou instituição no qual estuda/estudou. Dessa forma, caso tenha alguma habilidade adquirida durante o seu período de estudos ou até fora do ambiente escolar, acrescente essa informação. Isso ajudará o recrutador a ver qual setor melhor se encaixa ao seu perfil. Contudo, se você tiver alguma experiência profissional, mencione no seu currículo de Jovem Aprendiz. Coloque o nome da empresa, período, papel desempenhado, principais responsabilidades.

Currículo Jovem Aprendiz: Dados de especializações

Sendo assim, liste também os cursos já feitos. Informe o nome do curso, a instituição e o período de início e conclusão. Pense em fazer uma pequena descrição dos assuntos abordados se o seu curso foi mais técnico. Deste modo, fica mais claro quais conhecimentos foram adquiridos. Sempre é interessante incluir no currículo, os eventos nos quais já participou, isso mostra foco em desenvolver sua vida profissional.

Mas, também, mencione os seus cursos online, apesar de muitas pessoas diminuem a credibilidade de um curso online. No entanto, segundo o Ministério da Educação, eles possuem o mesmo grau de validade. Contudo, pode-se também incluir atividades extracurriculares. Colocar um intercâmbio feito, um trabalho voluntário ou alguma outra atividade (ex. esporte) na qual mostre regularidade enriquecem o currículo do Jovem Aprendiz. Tudo isso diz muito sobre você e mostra suas habilidades.

O que nunca devo colocar no currículo Jovem aprendiz?

Primeiramente, é muito importante saber o que não colocar no currículo de Jovem Aprendiz, de modo a não causar problemas e futuros constrangimentos. Sendo assim, conheça tudo aquilo no qual é preciso evitar colocar em um currículo de Jovem Aprendiz.

Mentiras

O ditado brasileiro afirma: quem mente tem perna curta. E isso é bem verdade, pois mesmo se alguém conseguir se sair bem na entrevista, provavelmente, durante as atividades rotineiras, mostrarão a sua verdadeira personalidade ou competência. Sendo assim, jamais minta.

Erros de português

Erros de português eliminam a maior parte dos candidatos nos processos seletivos das empresas. Segundo a Catho, uma plataforma de vagas profissionais, três em cada dez currículos são descartados por conta de erros ortográficos e gramaticais. Sendo assim, fique sempre atento(a) a sua escrita e nunca hesite em pedir ajuda de alguém para revisar.

Pretensão salarial

A pretensão salarial deve ser mencionada somente quando a empresa pedir e isso só se aplica a quem já tem experiência profissional. Portanto, nada de colocar quanto quer ganhar no seu currículo quando for se candidatar no programa Jovem Aprendiz.

Dados e número muito pessoais

Mas, tenha em mente, um currículo é apenas um resumo de sua carreira profissional de modo que o recrutador tenha uma ideia de quem você é. Portanto, nunca é preciso colocar CPF, RG, número de carteira de trabalho, habilitação, etc. Essas informações devem ser dadas somente se forem solicitadas na hora da entrevista. E ainda assim, somente quando for contratado.

Foto

Evite colocar foto no seu currículo, isso pode ser uma porta para preconceitos. Esse conselho deve ser seguido ainda mais à risca se a vaga não tem nenhuma relação com a aparência.

Assinatura

Há algum tempo, as pessoas tinham o costume de assinar seus currículos. Hoje em dia isto sequer é mais necessário, pois o nome já está no cabeçalho.

Referências

Os modelos de currículos antigos tinham um espaço a fim de colocar referências profissionais. Atualmente, isso deve ser enviado separadamente, caso tenha alguma.

Excesso de informações

Tome cuidado com o excesso de informações, pois torna seu currículo de Jovem Aprendiz tedioso aos olhos do recrutador. Sendo assim, foque no que for realmente pertinente informar para a vaga ou a empresa. Está precisando encontrar alguma vaga de Jovem Aprendiz? O site Jovem Aprendiz BR publica as melhores vagas disponíveis, confira! Encontrou o que estava buscando em nosso blog? Não deixe de acompanhar a fim de receber mais dicas de currículo Jovem Aprendiz!

Saiba preencher a Carta de Apresentação Currículo!

Por Redação em 07/01/2021