Objetivo Currículo: Como destacar seu interesse na vaga!

Publicidade:

Primeiramente, o objetivo no currículo desperta muitas dúvidas, sobretudo, qual a maneira certa de fazê-lo.

Sendo assim, você vai descobrir o que é e conhecer exemplos de modo a elaborar o ideal, e assim se destacar na disputa de um emprego.

Publicidade:

Pois, a primeira etapa num processo seletivo a fim de conquistar um emprego é a entrega do currículo.

Contudo, o objetivo não pode ser feito de qualquer maneira, esse tipo de apresentação exige cuidados em sua montagem.

Quais dados inserir, ou se é necessário informar todas as experiências profissionais, são as perguntas mais frequentes.

Publicidade:

Outro ponto essencial é o objetivo currículo, como devo escrevê-lo de modo a causar boa impressão no recrutador? Veja nos próximos tópicos.

Saiba a importância da Carta de Referência!

O que é o Objetivo Currículo?

Primeiramente, o objetivo se relaciona às suas perspectivas no campo profissional, e consiste em apresentar um pouco de suas experiências e competências. Então, é correto dizer que se estrutura numa espécie de resumo, no qual discorrerá sobre características relevantes (suas) para avaliação do recrutador. Entretanto, o objetivo currículo não pode ser aleatório, ou seja, deve-se evitar fazer um texto genérico demais, o ideal é escrever uma apresentação específica para a vaga de trabalho preterida. Decerto é um tópico essencial nos currículos, sejam eles Simples ou Cronológico. Mas, o que colocar neste texto? Veja a seguir.

objetivo currículo

Qual Objetivo Currículo colocar?

Inicialmente, deve-se analisar a descrição da vaga, pois é em cima dela que discorrerá o objetivo no currículo. Portanto, é essencial entender isso, sobretudo, se a disputa for mais criteriosa, e tem certeza que o responsável pelo recrutamento vai ler tudo. A ideia é você não cair na armadilha dos roteiros prontos frequentemente usados. Então, originalidade não pode faltar no objetivo de um currículo. Outrossim, é necessário constar os seguintes aspectos:

  • Objetividade – fuja da prolixidade, ou seja, nada de exagerar nas palavras, é preciso sintetizar suas ideias e priorizar a clareza. Sem dúvida, tal característica será avaliada pelo recrutador.
  • Especificidade – como dito, relacionar o objetivo com o cargo em questão é um diferencial. Mostrará realmente saber seu objetivo, e tem experiência na área.
  • Bom português – sem dúvida, não ter erros ortográficos e gramáticos ajudará demais na verificação. Então, ao terminar o texto, revise bem a fim de evitar erros ortográficos.

Contudo, você nunca deve mentir nas descrições quando colocar no objetivo currículo. Atualmente, os recrutadores são bem treinados a fim de confrontar este tipo de ação. Sendo assim, neste caso, a sinceridade será privilegiada!

Veja alguns exemplos prontos!

Primeiramente, de modo a ajudar você a montar o seu texto de objetivo de currículo, separamos modelos nos quais vão inspirar (estão divididos de acordo com 2 categorias). Portanto, veja qual mais se identifica e faça algo semelhante.

Objetivo de currículo para iniciantes

“Estou no início de minha jornada profissional, e busco oportunidade a fim de demonstrar meu talento. A pouca experiência não se sobrepõe à minha vontade de aprender, e com o compromisso, me dedico às tarefas solicitadas”. Em caso de estudantes nos quais terminaram a graduação, por exemplo, um bom formato é: “Após o aprendizado acumulado no estágio, procuro espaço para aplicar minhas habilidades e conhecimentos técnicos. O cargo se enquadra em minha especialidade, e acredito que ampliará minha expertise na área”.

Objetivo de currículo para experientes

“As competências adquiridas ao longo de minha vida profissional me qualificam a vaga. E como a empresa é referência no segmento, acredito poder continuar meu crescimento e descobrir mais sobre tal modelo de negócio”. Certamente, sua criatividade é bem-vinda na elaboração do objetivo no currículo, portanto, exercite.

Algumas dicas!

Anteriormente mostramos alguns exemplos de como desenvolver o objetivo no currículo. Agora, veja uma lista de dicas bem fáceis de aplicar na construção de sua apresentação, além de outros aspectos, confira algumas dicas a fim de elaborar o seu objetivo:

  • Ao elaborar o currículo, é pertinente utilizar uma fonte na qual facilite a leitura. Então, busque as mais formais (Arial, Time News Roman) e com tamanho 12.
  • Se vai preencher currículos online, uma boa estratégia é escrever os objetivos apoiados em palavras-chave, sobretudo, aquelas nas quais fazem referência ao cargo.
  • Fale um pouco de suas atribuições ou competências, assim como, mencionar ser bilíngue dentre outras características.
  • Conforme dito, nunca minta. Descreve aquilo no qual realmente procura, quais são suas perspectivas (profissionais e pessoais).

Por fim, tenha todos os cuidados na montagem do documento por inteiro. Estruture bem os dados pessoais, experiências, e, claro, não colocar na posição certa o objetivo currículo. Sem dúvida, seu perfil despertará interesse do recrutador. Sendo assim, quando encontrar aquela vaga de emprego no LinkedIn, jamais esqueça de atualizar o seu objetivo!

Saiba preencher a Carta de Apresentação Currículo!

Por Redação em 13/01/2021