Como elaborar o Currículo Lattes? Veja agora!

Está tendo dificuldades em elaborar o seu currículo Lattes? Então, não se preocupe, pois, neste artigo iremos explicar com detalhes o que você deve fazer.

Portanto, vamos falar sobre essa plataforma, quem pode utilizá-la e a razão de ela ser importante. Continue lendo e conheça o currículo Lattes!

Publicidade:

Objetivo Currículo: Como destacar seu interesse na vaga!

O que é o Currículo Lattes?

currículo lattes

Primeiramente, no passado, completar um diploma era o final da jornada de aprendizado. Mas o tempo mudou. Agora, quem se formou já está pensando em cursos de extensão, mestrado e doutorado, todos para melhores posições no mercado de trabalho e até mesmo para carreiras acadêmicas. Entretanto, independentemente da razão para continuar estudando, a exigência de todos é a mesma: criar um currículo Lattes. Sendo assim, de modo a entender o papel atual desse currículo, é necessário entender o seu passado.

Pois, anteriormente, as informações de professores, pesquisadores e alunos de todo o Brasil, eram armazenadas em formulários de papel. Na época, procedimentos lentos eram comuns. No entanto, essa situação mudou em 1999, quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema curricular Lattes. O objetivo da criação de uma plataforma online é integrar as informações de todos os profissionais das diferentes áreas do conhecimento a nível nacional.

Publicidade:

Atualmente, o CNPq utiliza essa plataforma principalmente a fim de fornecer financiamento à pesquisa. Além disso, as instituições também exigem o currículo Lattes como requisito de entrada em programas de mestrado e doutorado. Além disso, existem também algumas instituições públicas nas quais utilizam este sistema de modo a analisar e aprovar arquivos profissionais. No entanto, a plataforma de currículo Lattes não é apenas o principal sistema de fomento à pesquisa e admissão aos cursos, mas também fortalece a conexão entre a instituição e os pesquisadores e preserva a memória das pesquisas realizadas no Brasil.

Quem pode utilizar o Currículo Lattes?

Primeiramente, quem pretende fazer um mestrado e receber bolsas de pesquisa precisa ter um currículo Lattes. Porque, conforme já mencionado, essa é de fato uma exigência a fim de ingressar em instituições públicas e privadas de modo a fazer especialização e conceder financiamento de pesquisas. Portanto, quem possui um currículo de qualidade, ou seja, um bem escrito, sem erros e detalhado, acabará se destacando em termos de oportunidades acadêmicas e profissionais. No entanto, você pode pensar: “Não é mais simples ter apenas o LinkedIn?” A resposta é não. Pois, ao contrário do currículo Lattes, o LinkedIn é uma rede social na qual visa promover redes sociais e oportunidades de emprego. Em outras palavras, quem realmente deseja atuar na vida acadêmica deve dar prioridade a plataforma Lattes.

Elaborando um Currículo Lattes

Sendo assim, é preciso elaborar o seu currículo Lattes. Portanto, a seguir iremos explicar com detalhes como você deve elaborar o seu currículo Lattes. Sendo assim, acesse o portal do Lattes e siga nosso passo a passo.

Registro básico

Em primeiro lugar, visite o site do currículo Lattes. Em seguida, escolha a opção de “Registrar Novo Curriculum”. Na próxima aba, digite sua nacionalidade e seu e-mail, crie uma senha e coloque os caracteres da imagem. Após terminar esta fase, clique na opção de “Avançar”.

Publicidade:

Informações pessoais

Na próxima aba, todas as suas informações pessoais devem ser preenchidas de forma correta, junto com as imagens. Entretanto, lembre-se de utilizar uma imagem mais formal. Pois, trata-se de uma plataforma séria, utilizar fotos no estilo selfie no currículo Lattes não é a melhor escolha. Então, termine esta fase e prossiga. Na página seguinte, você deve fornecer seu endereço pessoal, profissional e informações de contato.

Desempenho profissional

A próxima fase também precisa de atenção. Se já trabalha nesta área, introduza nesta fase os seus dados profissionais. Caso não trabalhe, prossiga.

Área de prática

Por fim, deve-se inserir a área de atuação e as habilidades linguísticas. Na área de idiomas, há 3 opções. No entanto, caso você seja fluente em vários idiomas, digite apenas o idioma no qual você conhece melhor. Sendo assim, em cada item, especifique as habilidades de leitura, escrita, compreensão e conversação fluentes.

Confirmação de dados

Ao clicar em Avançar, a seguinte página exibirá as informações do cadastro. Portanto, leia e verifique toda a informação inserida a fim de certificar-se de não ter nenhum erro. Se você encontrar quaisquer problemas, apenas os edite. Depois de analisar todas as informações, vá em “Enviar para CNPq”. Portanto, o seu currículo Lattes se armazenará no banco de dados em até 24 horas. Gostou do nosso artigo? Compartilhe!

Saiba a importância da Carta de Referência!

Por Redação em 15/01/2021