Como elaborar o Currículo Lattes? Veja agora!
Está tendo dificuldades em elaborar o seu currículo Lattes? Então, não se preocupe, pois, neste artigo iremos explicar com detalhes o que você deve fazer.
Portanto, vamos falar sobre essa plataforma, quem pode utilizá-la e a razão de ela ser importante. Continue lendo e conheça o currículo Lattes!
O que é o Currículo Lattes?

Primeiramente, no passado, completar um diploma era o final da jornada de aprendizado. Mas o tempo mudou. Agora, quem se formou já está pensando em cursos de extensão, mestrado e doutorado, todos para melhores posições no mercado de trabalho e até mesmo para carreiras acadêmicas. Entretanto, independentemente da razão para continuar estudando, a exigência de todos é a mesma: criar um currículo Lattes. Sendo assim, de modo a entender o papel atual desse currículo, é necessário entender o seu passado.
Pois, anteriormente, as informações de professores, pesquisadores e alunos de todo o Brasil, eram armazenadas em formulários de papel. Na época, procedimentos lentos eram comuns. No entanto, essa situação mudou em 1999, quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema curricular Lattes. O objetivo da criação de uma plataforma online é integrar as informações de todos os profissionais das diferentes áreas do conhecimento a nível nacional.
Atualmente, o CNPq utiliza essa plataforma principalmente a fim de fornecer financiamento à pesquisa. Além disso, as instituições também exigem o currículo Lattes como requisito de entrada em programas de mestrado e doutorado. Além disso, existem também algumas instituições públicas nas quais utilizam este sistema de modo a analisar e aprovar arquivos profissionais. No entanto, a plataforma de currículo Lattes não é apenas o principal sistema de fomento à pesquisa e admissão aos cursos, mas também fortalece a conexão entre a instituição e os pesquisadores e preserva a memória das pesquisas realizadas no Brasil.
Quem pode utilizar o Currículo Lattes?
Primeiramente, quem pretende fazer um mestrado e receber bolsas de pesquisa precisa ter um currículo Lattes. Porque, conforme já mencionado, essa é de fato uma exigência a fim de ingressar em instituições públicas e privadas de modo a fazer especialização e conceder financiamento de pesquisas. Portanto, quem possui um currículo de qualidade, ou seja, um bem escrito, sem erros e detalhado, acabará se destacando em termos de oportunidades acadêmicas e profissionais. No entanto, você pode pensar: “Não é mais simples ter apenas o LinkedIn?” A resposta é não. Pois, ao contrário do currículo Lattes, o LinkedIn é uma rede social na qual visa promover redes sociais e oportunidades de emprego. Em outras palavras, quem realmente deseja atuar na vida acadêmica deve dar prioridade a plataforma Lattes.
Elaborando um Currículo Lattes
Sendo assim, é preciso elaborar o seu currículo Lattes. Portanto, a seguir iremos explicar com detalhes como você deve elaborar o seu currículo Lattes. Sendo assim, acesse o portal do Lattes e siga nosso passo a passo.
Registro básico
Em primeiro lugar, visite o site do currículo Lattes. Em seguida, escolha a opção de “Registrar Novo Curriculum”. Na próxima aba, digite sua nacionalidade e seu e-mail, crie uma senha e coloque os caracteres da imagem. Após terminar esta fase, clique na opção de “Avançar”.
Informações pessoais
Na próxima aba, todas as suas informações pessoais devem ser preenchidas de forma correta, junto com as imagens. Entretanto, lembre-se de utilizar uma imagem mais formal. Pois, trata-se de uma plataforma séria, utilizar fotos no estilo selfie no currículo Lattes não é a melhor escolha. Então, termine esta fase e prossiga. Na página seguinte, você deve fornecer seu endereço pessoal, profissional e informações de contato.
Desempenho profissional
A próxima fase também precisa de atenção. Se já trabalha nesta área, introduza nesta fase os seus dados profissionais. Caso não trabalhe, prossiga.
Área de prática
Por fim, deve-se inserir a área de atuação e as habilidades linguísticas. Na área de idiomas, há 3 opções. No entanto, caso você seja fluente em vários idiomas, digite apenas o idioma no qual você conhece melhor. Sendo assim, em cada item, especifique as habilidades de leitura, escrita, compreensão e conversação fluentes.
Confirmação de dados
Ao clicar em Avançar, a seguinte página exibirá as informações do cadastro. Portanto, leia e verifique toda a informação inserida a fim de certificar-se de não ter nenhum erro. Se você encontrar quaisquer problemas, apenas os edite. Depois de analisar todas as informações, vá em “Enviar para CNPq”. Portanto, o seu currículo Lattes se armazenará no banco de dados em até 24 horas. Gostou do nosso artigo? Compartilhe!