Devo levar currículo na entrevista?

Você sempre se pergunta “devo levar currículo na entrevista de emprego?”, é um questionamento natural e hoje revelaremos dicas a fim de se dar bem nesta etapa.

Portanto, de modo a se diferenciar numa disputa por uma vaga de trabalho, todo detalhe conta, sobretudo se o cargo é concorrido.

Assim, a impressão inicial que passará ao recrutador tem de ser a melhor, mas, como fazer um bom currículo?

Publicidade:

Sendo assim, conheça as principais formas de elaborar um bom currículo e passar na entrevista, e os 2 têm segredos nos quais apresentaremos ao longo do texto.

Conheça quais os cursos importantes para currículo?

Devo levar currículo na entrevista?

Sim, mas pense, devo levar mais de um currículo na entrevista. Mas, “porque devo levar algumas cópias do currículo?”, a resposta é simples, podem haver mais recrutadores no dia da conversa e é fundamental que eles vejam suas informações profissionais. O ideal é saber quantas pessoas participam da entrevista, porém se não souber, o recomendado é levar ao menos 3 cópias do currículo. Mesmo se tiver enviado o currículo via e-mail, ou preenchido o interesse pela vaga no site da empresa, é essencial apresentar seus dados pessoais e histórico profissional nesta etapa da avaliação.

Publicidade:

Muitas vezes os participantes podem vir de outros setores, e não tiveram acesso aos dados do seu currículo. Então, a resposta ao se devo levar o currículo na entrevista, é sim! Pois, ao levar o seu currículo, já demonstra uma pessoa prevenida, pronta para imprevistos. Dessa forma, levar o documento se torna um ponto positivo logo no primeiro contato.

devo levar currículo na entrevista

Além do currículo, o que mais devo levar na entrevista?

Respondida à questão devo levar currículo na entrevista de emprego, agora falaremos de outras coisas úteis a fim de lhe acompanhar neste dia importante. Decerto, não existe uma obrigatoriedade, mas pode-se conciliar nossas indicações com suas experiências anteriores. Desse modo, veja os itens nos quais “devo levar” onde vão te ajudar no desempenho durante a entrevista.

Publicidade:

Devo levar anotações?

Primeiramente, pense “devo elaborar e levar uma espécie de checklist no qual auxiliará ao longo da conversa?”. Atualmente isso é bem aceitável pelos recrutadores. Contudo, é essencial explicar o motivo das anotações logo no início. A dica é pontuar detalhes da empresa, e, evidentemente, aspectos relevantes do seu currículo.

Caneta e bloco de notas

A caneta é aliada dos bons profissionais, ou seja, sempre quando possível, devo ter em mãos esta ferramenta. Levar o bloquinho também mostrará sua organização de modo a anotar detalhes, como novos endereços e contatos, por exemplo.

Leve os documentos pessoais!

Primeiramente, nunca é exagero carregar a documentação necessária no momento da contratação, principalmente a Carteira de Trabalho. Comumente, os recrutadores podem pedir este documento a fim de avaliar se determinada experiência é real. E se o seu desempenho for eficiente, já pode entregar os documentos no RH de modo a firmar o contrato.

Devo levar os meus certificados?

Dessa forma, deve-se levar a fim de comprovar cursos de especialização, pois, é podem ser solicitados os certificados originais no momento da entrevista. Portanto, separe em sua pasta todos os certificados informados no currículo.

Recomendações e/ou Referências

Sendo assim, também é bom levar as cartas de recomendação e outras referências por inscrito nas quais comprovem sua idoneidade e competências na entrevista. Portanto, lembre-se, devo levar sempre as recomendações, isso pode ser um grande diferencial além do seu currículo.

Recursos financeiros

Você nunca sabe quanto tempo pode durar a entrevista, então é importante ter um dinheiro ou cartão de crédito a fim de cobrir as despesas com almoço e até mesmo de deslocamento para a base da empresa. Vale ter um lanchinho na bolsa e umas pastilhas de menta a fim de ajudar no hálito, além de um casaco (o ambiente pode ser frio).

O que não devo levar na entrevista?

Na verdade, não existe uma lista do que não levar numa entrevista de emprego, o recomendado é ter bom senso. Então, evite sair de um supermercado e siga para conversa, carregando sacolas. Do mesmo modo, evite levar ferramentas e outros utensílios nos quais utiliza no seu trabalho atual. Em relação à vestimenta, se o recrutador sabe que você tem contrato com determinada empresa e lhe faz um convite a fim de conversar, inicialmente não haverá problemas. Mas, evite ir com fardamento do local onde trabalha atualmente.

Como devo me preparar antes da entrevista?

Portanto, agora você já sabe a resposta da pergunta “devo levar o currículo na entrevista?” e obteve várias dicas sobre a entrevista de emprego, confira sugestões de como devo me organizar melhor e caprichar na entrevista de emprego:

  • Monte o trajeto para chegar na empresa, inclusive verificando horários do transporte coletivo;
  • Ensaiei uma conversa, busque sempre pontuar coisas de sua vida profissional, deixando suas características pessoais de lado;
  • Programa-se para sair cedo de casa, e chegar até 15 minutos antes do horário combinado e, separe tudo que vai apresentar na entrevista um dia antes;
  • Estude a empresa previamente, visite o site e busque referências nas redes sociais, por exemplo.

Sendo assim, nunca esconda o nervosismo no momento da conversa (caso transpareça muito), o recrutador irá entender e pode ajudar a quebrar o clima de pressão. Sendo assim, quando for convidado para alguma entrevista daquela vaga de emprego do LinkedIn ou qualquer outro local, lembre-se sempre, “devo sim levar o currículo para entrevista”. Boa sorte!

Crie um resumo de qualificação profissional no currículo!